This is us

Oieee, tudo bem com você?

Você já deve nos conhecer, afinal, nós somos as autoras do blog que você está lendo. Mas então por que estamos fazendo esse post? Para explicar um pouquinho melhor sobre nós e o nosso blog.

Bom, vamos começar falando sobre nós. Vocês nos conhecem como girls from earth, mas a maioria das pessoas nos chama de Maria Cecília e Isabel, Ceci e Bebel pros íntimos. Somos alunas do curso técnico (integrado ao ensino médio) de meio ambiente na ETECAP (a Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado). Nós duas sempre amamos esse ramo e, por englobar muitos outros (como química, biologia, pedologia etc.), e nos identificamos demais com o curso.

Por isso, quando nos foi proposta a criação de um blog, decidimos fazer um blog assim: diversificado, falando de tudo um pouco e abrangendo várias áreas, assim como o nosso curso. Então, além de almejar uma boa nota, criamos esse blog com o objetivo de tentar passar para você um pouquinho do nosso amor por esse curso, pelo meio ambiente, enfim, por tudo isso que chamamos de Terra.

Poético né leitor? Mas o principal é que esse blog também foi criado para ser informativo. E não dá para ser um blog informativo sem informações. Então aqui vão algumas curiosidades sobre o motivo do nosso blog, o meio ambiente e sua atual situação.

  1. Existem no planeta cerca de 4.600 espécies de mamíferos, 31.000 espécies de peixes e mais de 900.000 espécies de insetos, muitos dos quais ainda não estão identificados.
  2. Estima-se que em cada ano se extinguem de 17.000 a 25.000 espécies de seres vivos em todo o mundo. Só na Europa há cerca de 1.500 plantas em risco de extinção ou já extintas.
  3. Os rios amazônicos são os rios com maior diversidade de espécies de peixe no mundo. Já foram descritas mais de 1500 espécies, mas estima-se que existam pelo menos o dobro. Este número é quinze vezes maior do que o número de espécies encontradas nos rios da Europa. (Dom Escobar, 2010)
  4. É preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir apenas 700 sacos de papel.
  5. Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
  6. Para fabricar 1 tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 Mw/hora de energia, enquanto para 1 tonelada de papel reciclado apenas é preciso 1,2 toneladas de papel velho, 2000 litros de água e 2,5 Mw/hora de energia. (Guarulhos Notícias, 2010)
  7. Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1.500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.
  8. A poluição dos rios e oceanos pode ser a causa da redução de muitas populações animais pois pesquisadores acreditam que o lixo tóxico lançado pelas indústrias situadas ao longo do rio seria a causa de mortalidade destes animais, já que exames aos seus corpos revelam altos níveis de produtos químicos nocivos, como policlorados, DDT, mercúrio e cádmio. (Dom Escobar, 2010)
  9. Para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos. Sendo 100% reaproveitado, e parte pode ser reciclável, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica.
  10. O vidro nunca acaba, pode ser reciclado indefinidamente.
  11. Por cada tonelada de vidro reciclado, poupa-se em média, mais de uma tonelada de recursos (603 Kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 Kg de calcário e 68 Kg de feldspato). Além disso, por cada tonelada de vidro novo produzido, são gerados 12,6 Kg de poluição atmosférica, pelo que, o vidro reciclado reduz em 15 a 20% essa poluição.
  12. A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro. (Guarulhos Notícias, 2010)

Se você leu até aqui, obrigada por nos escutar falando (tá, tecnicamente a gente não tá falando, mas você entendeu…) de nós mesmas, a gente sabe que não é fácil. Gostou das curiosidades?

Então até o próximo post,

Girls from Earth.

Deixe um comentário