OS CINCO “ERRES”

Pera, mas não eram 3? Se você pensou nisso continua lendo para entender melhor.

Você já ouviu falar dos 5 “R”s do lixo? Eles são: Reciclar, Reduzir, Reutilizar, Repensar e Recusar.

Muitas coisas que jogamos fora, podem ser reaproveitadas, transformadas em novos itens úteis novamente. Por exemplo: vidros de azeitona, latas de milho/atum/leite condensado e de refrigerante, podem passar por um processo de derretimento e, posteriormente, são moldados novamente para fabricar outros vidros e latinhas. Outro exemplo são as garrafas PET, que podem ser utilizadas na indústria têxtil. Isso é chamado de RECICLAGEM. Ter lixeiras para a separação do lixo na sua casa, é contribuir com a coleta seletiva (recolhimento dos resíduos destinados à uma indústria de transformação). Praticar essa separação em locais públicos, também é uma ação muito relevante para o meio ambiente. A imagem a seguir mostra as latas de lixo e suas respectivas cores. Essas latas são facilmente encontradas em espaços públicos, como praças e estabelecimentos:

Resultado de imagem para lixeiras coloridas

No lixo orgânico, é feito o descarte de restos de comida. No lixo vermelho, joga-se garrafas PET, embalagens plásticas, sacolas de supermercado… Na lixeira azul, é descartado todo tipo de papel: papel de caderno, papelão, embalagens de papel, sacos de pão… O lixo amarelo é destinado à latinhas e embalagens metálicas. Na lixeira verde, descartam-se vidros de azeitona, garrafas de vidro…

A coleta seletiva desses lixos, faz diminuir a quantidade de resíduos que vão para a natureza, poluindo-a. Isso é REDUZIR. Outro exemplo de redução pessoal é a diminuição do consumismo, é evitar desperdícios e também envolve doações, já que a pessoa que receber a doação, não terá que comprar, assim, reduz a quantidade de materiais que vão para a natureza.

Para ajudar o meio ambiente, existe ainda a possibilidade da REUTILIZAÇÃO. É consertar as coisas quebradas, e não simplesmente comprar uma coisa nova e descartar a antiga na natureza. Um exemplo é: Consertar sua cama para passar ao seu irmão ou à sua prima; quando comprar um celular novo, revender o antigo…

REPENSAR é a mudança de uma atitude que é corriqueira e realizar outra que irá diminuir o consumo e o uso de novas matérias-primas. Por exemplo: em vez de comprar uma garrafinha de água toda vez que sentir sede, compre uma definitiva e complete-a novamente.

Quando dizemos não á coisas que não necessitamos, mas só vamos comprar por prazer, estamos RECUSANDO. Também recusamos quando dizemos não ao uso de uma coisa uma única vez: um copinho de plástico cada vez que uma pessoa sentir sede, é muito prejudicial para a natureza. Tente imaginar a quantidade enorme desses objetos que são jogados fora todos os dias!

A natureza fornece matéria prima pra fabricar tudo que necessitamos, portanto, se acabarmos com ela, não teremos de onde tirar. Também é importante lembrar que não exinte “fora”, então, quando dizemos que vamos jogar algo fora, está em algum lugar do planeta, afetando a naturaza.

Espero que tenham compreendido os cinco erres e mudem suas ações para colaborar com o planeta. Até a próxima!!

Um comentário em “OS CINCO “ERRES”

Deixe um comentário